Conhecendo a Administração: Administração Geral

Já faz um tempo que estava querendo fazer uma série de posts sobre a Administração. Falar um pouco sobre o que é a área e suas inúmeras ramificações (Marketing, Recursos Humanos, Produção, Materiais,…).

E como estamos começando mais um ano, nada melhor que começar com o pé-direito. Não acha?

Por isso, a pedidos daqueles que vão ingressar na faculdade e não sabem ainda qual o curso escolher, e para aqueles interessados na área, montei a série: “Conhecendo a Administração”. A cada quinze dias postarei um texto falando de uma das subáreas da Administração.

Hoje o tema é: Administração Geral. Aproveitem!

ADMINISTRAÇÃO GERAL

São vários os conceitos sobre Administração que existem espalhados nos diversos livros da área. Apesar de ser subjulgada por muitas pessoas que não conhecem a fundo a área, ela é essencial para as empresas do mundo inteiro. Levando em conta que toda empresa necessita de um Administrador para gerenciá-la, já é possível ter uma noção do número de oportunidades da área. Isso tudo, sem contar nos profissionais especializados em marketing, finanças e produção, por exemplo, que as empresas possuem (o que é mais comum em médias e grandes empresas).

No entanto, existe uma definição bem interessante e conhecida por qualquer profissional da área:

Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.”

Ou seja, a Administração vai muito além de apenar “cuidar de uma empresa”, como muitos imaginam, mas compreende a capacidade de conseguir utilizar os recursos existentes (sejam eles: recursos humanos, materiais, financeiros,…) para atingir os objetivos da empresa.

O QUE UM ADMINISTRADOR FAZ?

Muitas pessoas não sabem o que um administrador faz. E muitas outras ainda pensam que qualquer pessoa pode substituí-lo. Engano deles! De forma resumida, as funções de um administrador compreendem em um processo de 4 etapas, que se feitas de forma errada podem culminar no fracasso de uma empresa. Confira a seguir cada uma dessas etapas e o que é realizado nelas:

  • Planejar: etapa referente à formulação dos objetivos e as formas de alcança-los.
  • Organizar: processo de designar as tarefas, alocar os recursos e coordenar as atividades.
  • Dirigir: conduzir e motivar as pessoas para a realização dos objetivos, estabelecer comunicação com ela, ou seja, lidera-las.
  • Controlar: comparar o desempenho atual com o que foi planejado, estabelecendo as estratégias necessárias para possíveis correções no processo.

 Apesar de serem etapas de um processo, elas devem ser realizadas de forma integrada. E é essa visão sistêmica da empresa que o administrador consegue ter, podendo prever os acontecimentos que podem surgir e reagir de forma mais rápida às mudanças, levando as organizações ao sucesso.

———-

Para não perder nenhum post, assine nossa newsletter (barra da lateral, logo abaixo da Frase da Semana) e receba uma mensagem no seu email quando houver postagem no Administradores Y.

About these ads

Sobre Jorge Wanderley

Estudante de Administração e empresário júnior, gosta de tudo que é relacionado à Geração Y. É viciado nas redes sociais e atua como blogueiro há 1 ano.

5 thoughts on “Conhecendo a Administração: Administração Geral

  1. [...] como o conceito de Administração, o Marketing possui vários conceitos de autores de todo o mundo. Mas, o que eu acho mais [...]

  2. [...] objeto de trabalho dessa área da Administração são as pessoas. E como todos sabem, pessoas são únicas. Cada um tem sua forma de pensar, de [...]

  3. Meiry Hellen disse:

    Gosto muito de Administrar….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s